Poesia Experimental
O poema experimental é um produto (anti) literário que se vale de recursos (tipo) gráficos e/ou puramente visuais, de tendências caligramáticas, ideogramáticas, geométricas ou abstratas... um dos caminhos mais fecundos da experimentação artística cuja ênfase gráfico-visual não exclui outras possibilidades literárias (verbais, sonoras, etc.) no campo específico da vanguarda. (Moacy Cirne)
Poesia experimental é a denominação de um grande conjunto de obras derivadas da literatura tradicional, entre as quais se encontra a Poesia Visual. A Poesia Visual, tal como a entendemos hoje, teve sua origem na poética do Futurismo, imbuídas do espírito do Dadaísmo.
De Mallarmé ao Modernismo - do Modernismo à poesia de vanguarda, novos caminhos se revelam em busca de uma nova sintaxe visual. Libertada, a palavra, da página, do verso e das amarras da bidimensionalidade, a poesia encontra no ambiente virtual o caminho do movimento e da tridimensionalidade. E, mais além, encontra no holograma - que articula o poema a partir de volumes invisíveis - uma nova sintaxe perceptual, que nas palavras de Eduardo Kac, estabelecem novos princípios para o artista: o domínio total da luz, a focalização no espaço, a imaterialidade da imagem, a neutralização da gravidade e a superação da perspectiva.
Poesia experimental é a denominação de um grande conjunto de obras derivadas da literatura tradicional, entre as quais se encontra a Poesia Visual. A Poesia Visual, tal como a entendemos hoje, teve sua origem na poética do Futurismo, imbuídas do espírito do Dadaísmo.
De Mallarmé ao Modernismo - do Modernismo à poesia de vanguarda, novos caminhos se revelam em busca de uma nova sintaxe visual. Libertada, a palavra, da página, do verso e das amarras da bidimensionalidade, a poesia encontra no ambiente virtual o caminho do movimento e da tridimensionalidade. E, mais além, encontra no holograma - que articula o poema a partir de volumes invisíveis - uma nova sintaxe perceptual, que nas palavras de Eduardo Kac, estabelecem novos princípios para o artista: o domínio total da luz, a focalização no espaço, a imaterialidade da imagem, a neutralização da gravidade e a superação da perspectiva.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home